top of page

Eventos

18 e 31 de Dezembro de 2016  -  Comemorações de Fim-de-Ano

   

 

 

12 de Março de 2016  -  Comemoração do Dia Internacional da Mulher 2016

 

 

 

 

 

 

 

 

Novembro de 2015  -  Exposição "Trajes do Mundo no Feminino"

 

 

   No mês de Novembro de 2015, a  Igreja Evangélica Nova Jerusalém apresentou a exposição de Manuela Xambre "Trajes do Mundo no Feminino". A Colecção é composta por 75 bonecas que retratam Trajes Típicos Portugueses como a Tricana, a Minhota ou a Varina de Nazaré, ou vestidos que nos fazem viajar à América do Sul com a Baiana Brasileira, ao Oriente com a chinesa, ou às mulheres árabes e  às africanas. Para além de visitas ao passado como os vistosos vestidos usados nas cortes dos finais do Séc. XIX  e  princípios do Séc. XX, outro tema que está presente na Colecção de Manuela Xambre são os trajes utilizados por familiares nas principais cerimónias da família, como a recriação do vestido de noivado da neta.

 

   O gosto pelas bonecas sempre existiu, mas o recriar de trajes nasceu com a réplica do seu vestido de noiva e do fato do seu marido. Este foi o arranque para novas criações e desde então passou a recriar alguns Trajes Regionais Portugueses e de outros Países do Mundo. Quando começou a fazer as réplicas ofereceu e vendeu algumas bonecas, mas actualmente apenas se dedica à sua Colecção Particular. Em 2006, Manuela Xambre fez a Exposição na Galeria Municipal de Arte da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares. Na época havia 50 bonecas com as mesmas temáticas.

 

   Para receber a exposição na sua instituição entre em contacto connosco.

"Trajes do Mundo no Feminino"
Fadista e Estudante de Coimbra
Trajes da Índia e de Angola
Trajes
Réplicas do casamento de Manuela X.

25, 26 e 27 de Novembro de 2016  -  Curso Residencial "Descodificar os Media: Ver e Entender"

   De 25 a 27 de Novembro a IENJ, pelas formadoras Ana Xambre e Cláudia Cambraia, ministrou o Curso Residencial "Descodificar os Media: Ver e Entender" inserido no projeto "Acima da Média! Descodificação dos Media ao Serviço da Cidadania Global", numa parceria com o CIDAC- Centro de Intervenção para o Desenvolvimento Amílcar Cabral e a Par - Respostas Sociais.

   O local escolhido para a realização da formação foi o MOB+, espaço de Mobilidade Juvenil da Delegação de Vila Nova de Gaia da Cruz Vermelha Portuguesa.

Participaram no curso nove jovens de Coimbra, com idades compreendidas entre os 12 e os 15 anos. 

   Durante este fim-de-semana de aprendizagens baseadas na educação não-formal foi despertado o interesse dos jovens para a temática dos media e da Cidadania Global abordando tópicos como O Papel do Jornalista, Media Alternativos, Construção de Estereótipos e Género e Media. Para além das formadoras da Nova Jerusalém, fizeram parte do Curso o formador João Araújo e a professora Elaine Santos. Por parte do CIDAC e da Par - Respostas Sociais estiveram presentes, respectivamente, João Azevedo e Maria Inês Santos.

   No término do Curso Residencial foi proporcionada uma visita cultural guiada ao Mosteiro da Serra do Pilar em Vila Nova de Gaia.

   Para mais informações ou para receber uma formação na sua instituição, contacte-nos.

 

24 de Outubro de 2016  -  Dia Municipal para a Igualdade

   No dia 24 de Outubro de 2016 a Nova Jerusalém associou-se ao Dia Municipal para a Igualdade, promovendo o seminário "O papel da mulher na Igreja do século XXI" na sede da igreja. O evento teve por objectivo fazer uma reflexão acerca da presença da mulher no contexto bíblico, sobre as mulheres que desempenharam um papel de liderança na Bíblia e na Igreja nos dias de hoje. Pretendemos sensibilizar as mulheres para o exercício de ministérios de liderança nas instituições religiosas.
   Contámos com três palestrantes que nos conduziram nesta reflexão: a irmã Judite Henriques, membro da AD de Coimbra, a pastora Cícera Félix, vice-presidente da AD Visão de Conquista, e a irmã Ana Xambre, membro da IE Nova Jerusalém.

 

 

 

 

12 de Março de 2016  -  Ação de Sensibilização para os Media "Representações Sociais: Género, Jovens e Media"

   No dia 12 de Março de 2016 foi comemorado o Dia Internacional da Mulher na Igreja Evangélica Nova Jerusalém. Em parceria com a PAR - Respostas Sociais e com a CIDAC foi dinamizada a Ação de Sensibilização para os Media "Representações Sociais: Género, Jovens e Media".
   Durante a sessão foram realizadas diversas dinâmicas e apresentadas duas breves palestras com os temas "Representações Sociais: Género e Media" e "Mulheres e Mass Media: Aparência e (In)satisfação Corporal".
   O encerramento do evento deu-se com um jantar, homenageando as participantes e desfrutando de um tempo de convívio e comunhão.
Participantes
Participantes
Participantes
Dinâmica
Palestra
Palestra
Palestra
Projecção de Vídeo
Palestra
Palestra
Dinâmica
Dinâmica
Dinâmica
Dinâmica
Formadoras
Apresentação
Apresentação
Encerramento
Jantar
Jantar
Dia 1
Dia 2
Dia 2
Dia 2
Dia 2
Dia 2
Dia 2
Dia 2
Dia 3
Dia 3
Dia 3
Dia 3
Visita Cultural
Visita Cultural
bottom of page